Museus são conhecidos como centros de aprendizagem não formais, ou seja, espaços diferentes do espaço escolar, onde é possível realizar uma atividade educativa.
Museus de Ciências devem ser ambientes agradáveis e motivadores que têm o objetivo de explorar aspectos como o lúdico, a estética, a interatividade e a capacidade de envolver o público no tema a ser exposto, a partir de suas concepções prévias. Estes podem promover uma aprendizagem cognitiva tanto quanto em uma aula do mesmo assunto, no entanto, tem a vantagem de promover um ganho afetivo maior ao aluno, pois uma visita gera um maior interesse e é considerada mais divertida do que uma aula no ambiente escolar.
Escolas e professores têm atribuído um elevado valor educativo às visitas a museus de Ciências, porém para que ocorra um significativo desenvolvimento conceitual, é necessário que os professores que propõem a visita, definam os objetivos da mesma e preparem atividades para serem trabalhadas antes, durante e após a visita. Além disso, a visita deve estar ligada a objetivos de aprendizagem que se relacionam com as atividades escolares, ou seja, complementando o currículo escolar.
Os professores são extremamente importantes, não somente na organização da saída com os alunos, mas principalmente na preparação e adaptação da oferta do museu à seus objetivos de aprendizagem. Dessa maneira, a experiência da aprendizagem pode se tornar mais significativa tanto conceitual, afetiva e coletiva aos alunos.
Como preparar uma aula ao Visitar um Museu de Ciências – Animais Peçonhentos
A visita deve ser realizada após a aplicação do conteúdo em sala para os alunos, para que estes não fiquem perdidos quando chegarem ao espaço proposto.
OBJETIVOS:
- Facilitar experiências pessoais e sociais em um entorno científico que promovam aprendizagem e atitudes positivas aos alunos.
- Promover um complemento aos conceitos e teoria estudados em classe.
PREPARAÇÃO
- Os professores devem conhecer o museu, ou seja, conhecendo sua oferta de modo que possam saber relacionar esta oferta aos conteúdos trabalhados em sala.
- Conhecer se os museus dispõem de materiais didáticos e se sim, utilizar estes materiais para a preparação da visita.
- Realizar alguma atividade em classe antes da visita, problematizando os alunos sobre o que eles encontrarão e observarão no museu.
- Durante a visita, o professor deve buscar estabelecer relações entre o que está sendo mostrado e explicado pelos monitores e o conteúdo que foi trabalhado em sala.
- Após a visita, os professores devem preparar uma nova atividade para ser realizada em sala. Podendo novamente utilizar os materiais didáticos do museu caso estes estejam disponíveis, ou outros tipos de materiais que preferirem. No entanto, estas atividades devem ser concretas, estando intimamente ligadas ao currículo escolar.
Os professores devem se preocupar não somente com os aspectos lúdicos e experimentais da visita, mas principalmente com a aprendizagem de conceitos e procedimentos concretos do currículo do curso que estas podem proporcionar, utilizando diferentes materiais para preparar a visita com atividades para antes e depois da mesma.
Dessa maneira, os museus elevam seu potencial pedagógico, podendo promover UMA SIGNIFICATIVA APRENDIZAGEM aos alunos, ou seja, estes devem ser capazes de estabelecer relações dos conteúdos do museu aos trabalhados em aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário