Como o próprio nome diz, a Base Nacional Comum refere-se ao conjunto de conhecimentos que deve ser comum a todos os alunos do ensino fundamental e médio do país, independente da escola ou região. Estabelecida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, a Base Nacional está organizada em quatro grandes áreas do conhecimento, sendo uma delas a “Ciências da Natureza”. Nela, disciplinas como Biologia, Química e Física estão incluídas. O tema aqui tratado, “Animais Peçonhentos”, deve ser então, segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, desenvolvido na 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.
Porém, o mesmo não é abordado somente nos espaços formais, mas também nos não formais e informais.
Em todos esses casos, a abordagem dada ao assunto muda de acordo com a idade do público, a região do país, entre outras variáveis, e para isso diversas estratégias e métodos podem ser utilizados. No campo biológico, é comum o uso de desenhos esquemáticos e modelos alternativos como ferramentas de transposição didática das informações de determinadas estruturas biológicas, nomes científicos ou a funcionalidade de um comportamento. A apresentação de analogias e metáforas merece destaque, já que é amplamente empregada, visto que as questões lingüísticas estão intrinsecamente ligadas ao processo de construção da ciência e do conhecimento individual do ser humano.
As analogias, mais exploradas que as metáforas, auxiliam na aprendizagem, pois utilizam referências do cotidiano do aluno, com uma linguagem mais acessível. No entanto, vale ressaltar que o uso não planejado desses recursos didáticos pode causar confusões e favorecer o surgimento ou a manutenção de concepções alternativas inadequadas nos alunos.
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