ANIMAIS VENENOSOS
Os animais venenosos são animais que produzem veneno. Sapos e borboletas, por exemplo, possuem um mecanismo de ação passiva, ou seja, é preciso a interferência do predador para que o seu veneno, na maioria dos casos presente na pele, seja ativado.
Veja um EXEMPLO: uma serpente, ao tentar engolir um sapo, irá sofrer uma irritação em sua mucosa bucal, causada pelo veneno expelido pela presa.
Vídeo - Fonte: Ana Maria Ruocco, Carla Teixeira, Cíntia Herrero, Juliana Stahl, Marina Frassom e Ricardo Utsunomia, 2010
ANIMAIS PEÇONHENTOS:
Animais peçonhentos são aqueles que além de venenosos ou seja, produzem uma substância tóxica (veneno), apresentam um aparelho especializado para inoculação desta substância, que é o veneno. Eles possuem glândulas que se comunicam com dentes ocos, ferrões ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente.
Esses animais agem por instinto de sobrevivência. Por exemplo, ao se alimentar ou se defender.
Os animais peçonhentos estão presentes tanto em meios rurais, quanto urbanos. Cobras, aranhas e escorpiões são exemplos desses animais e serão detalhados em posts futuros.
Problemas de acidentes com humanos
Esses acidentes ocorrem, pois os animais agem por instinto de defesa. E, geralmente, a maior parte dos acidentes ocorre por descuido ou imprudência humana.
- Ao colocar o pé no sapato sem olhar em seu interior, uma pessoa pode comprimir um animal que estaria alojado ali dentro, aumentando as possibilidades de uma picada como reação.
- Provocar queimadas nos entulhos de um terreno, pisotear e encurralá-lo oferecem riscos à sua vida e eles tendem a fugir para os meios urbanos.
- Não controlar a quantidade de baratas, moscas e pequenos roedores, possíveis alimentos dos animais peçonhentos, aumentam a incidência de seu aparecimento, tornando-se um dos principais fatores dos índices de lesões causadas por eles.
Quando não são prestados os cuidados necessários em um acidente causado por animal peçonhento, a situação da vítima pode se agravar. Crianças, idosos ou pessoas com o organismo debilitado estão mais propensas a esses casos.
Portanto, é fundamental levar a pessoa ferida ao hospital, para tratamento e se necessário, aplicação do soro antiofídico. Vídeo - Fonte: Ana Maria Ruocco, Carla Teixeira, Cíntia Herrero, Juliana Stahl, Marina Frassom e Ricardo Utsunomia, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário